#
Caficare: Alfabetização Solidária

Outra importante conquista do Cafi Care, refere-se à parceria iniciada com o ALFASOL - ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA

A instituição - Alfasol

Responsável por criar um modelo de atuação simples, inovador e de baixo custo, a Alfabetização Solidária é gerenciada por uma organização da sociedade civil. Criada em janeiro de 1997 pelo Conselho da Comunidade Solidária, tem como objetivo reduzir os altos índices de analfabetismo e ampliar a oferta pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. De acordo com o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12,8% dos brasileiros não sabem ler e escrever, o que representa uma das maiores taxas de analfabetismo da América Latina. São 17,6 milhões de analfabetos no país. No início da década de 90, os números eram ainda mais alarmantes: 19,7% da população do Brasil era analfabeta.

Uma das inovações introduzidas pela Alfabetização Solidária foi a articulação de um conjunto de parcerias, mantidas com empresas, organizações, instituições de ensino superior, pessoas físicas, prefeituras, governos estaduais e o Ministério da Educação (MEC).

Ao inaugurar esse amplo processo de mobilização da sociedade para reduzir os índices de analfabetismo no Brasil, a Alfabetização Solidária abriu um novo caminho para a organização de ações sociais. Firmou-se em franca oposição às antigas fórmulas adotadas no país, historicamente caracterizadas pelo assistencialismo e pela ineficiência de políticas centralizadoras. (Fonte: www.alfabetizacao.org.br)